terça-feira, 8 de maio de 2007

O QUE É NAVEGAÇÃO

Dentro de nossa pesquisa em busca do conceito de navegação encontramos duas vertentes: a primeira defendida por Rezende e Barros define navegação como “conjunto das unidades básicas da informação percorrido pelos estudantes durante a interação com o sistema hipermídia”. Fica entendido que as autoras vem a navegação como uma busca na web que dê apoio ao estudante com algumas estratégias de que os orientem nas pesquisas. A navegação hipertextual permite uma interatividade dentro de ambientes instrucionais na busca de determinados conteúdos.
A segunda vertente do conceito de navegação por nós estudado é o seguinte: “A navegação está baseada nas indexações e associações de idéias e conceitos, organizados sob a forma de links, os quais agem como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações” (Bonilla, 2005. p. 139). O texto de Bonilla nos aponta a navegação destacando a sua interatividade, destacando o diferencial da leitura tradicional, já que a nevegação permite uma ação do usuário dentro de uma interatividade organizados em forma de links abrindo caminhão para inúmeras informações.

Assim podemos concluir que a navegação é um conceito muito mais amplo do que a pesquisa de informações por estudantes na web. A navegação exige do sujeito interatividade dentro dos mais diversos links, que vê o usuário não só como mero receptor e reprodutor de informações, mas vê o individuo como ator e autor dentro de uma leitura dinâmica que difere muito escrita e leitura tradicional.

REFERÊNCIAS:
BONILLA, Maeia Helena Silveira. Escola Aprendente: para além da Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005. p. 139.

REZENDE. Flavia; BARROS, Suzana de Souza.NAVEGAÇÃO HIPERTEXTUAL EM UM SISTEMA HIPERMÃDIA DE MECâNICA BÃSICA. Acesso em: 24/04/07 Disponívelem:http://penta2.ufrgs.br/edu/cognitpagweb/wayfinding.htm:

4 comentários:

◈lunaluna◈ disse...

Your blog is very interesting.
Bye bye

Verônica Terto disse...

Oi Aline,
Gostei da sua pesquisa e achei mais interessante quando nela, encontrei que "Navegação é uma busca na web que dê apoio ao estudante com algumas estratégias de que os orientem nas pesquisas."
E no final do seu trabalho, sua conclusão também foi muita boa, quando você diz que navegação "é um conceito muito mais amplo do que a pesquisa de informações por estudantes na WEB", pois pelo que pude ver em sua pesquisa, o indivíduo faz parte da dinâmica, e ator da mesma. Gostei. bjs

Uma eterna aprendiz... disse...

Oi Aline!!!
Muito boa sua pesquisa!!!
"Navegar" é , sem duvidas, algo basate complexo seja em qualquer das vertentes!!
O mais interessante de tudo isso é que o conceito coloca o indivíduo como atuante, ou seja, ele pode fazer acntecer diate desse "caminhão de informações", muito bem citado por você.!!!

Unknown disse...

Adorei seu blog...se depois vc quiser saber melhor sobre as eleiçoes do DCE, e so vc entrar em meu blog...tem um texto lá falando.
até mais!! beijao