terça-feira, 20 de março de 2007

O que é o Software Livre?

No softwere livre temos acesso a o código Fonte, que é o código inteligível que pode ser usado, estudado, melhorado e redistribuido entre as pessoas. O código Fonte passa por uma copilação se transformando no código binário apenas entendido pelas máquinas. Acontece que as grandes empresas de soft privado apenas dão acesso ao código binário reduzindo seus usuários a meros consumidores seguindo a lógica do mercado. O soft livre dá acesso aos dois códigos permitindo uma dinâmica de rede independente.
Apesar de ouvir falar muito de softwere livre, não tinha até então maiores esclarecimentos do que seria de fato a abertura das possibilidades que temos a nossa disposição.
A inclusão digital, me parece ter no software livre verdadeira condições de ser implantada.
A participação das comunidades espalhadas na inovação e desenvolvimento tecnológico vem permitindo desenvolver a inteligência coletiva em torno de uma verdadeira independência, até hoje ainda não vista. A liberdade de uso, estudo, melhora ou alteração e redistribuição de conhecimentos que está na filosofia dos Softweres livres com certeza ainda vai tirar muito o sono das grandes empresas de soft privado.

Um comentário:

Bonilla disse...

Oi Aline,
boas reflexões. Parabéns!!!!
Procure aprofundar a reflexão em torno da relação entre o software livre e a inclusão digital. e aí pode trazer também a importância da educação para essa discussão...
um abraço