terça-feira, 6 de março de 2007

Reflexões sobre A Educação e a Contemporâneidade

Esta aula sobre a sociedade contemporânea, tendo como base o Texto: A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX de autoria de Bonilla e os vídeos Pós-modernidade (contemporaneidade) e Multiculturalismo, nos chamou a atenção para inúmeras questões. Uma destas questões é como o homem contemporâneo, como ser complexo que é, vem construindo suas relações dentro de um mundo globalizado.
A reconstrução de valores, a falta da unidade familiar, entre outros fatores como as desigualdades econômicas e sociais, vem contribuindo diretamente na construção destas novas relações. Desta maneira observamos também como os interesses políticos vem perpetuando estas diferenças, o que acaba contribuindo cada vez mais para o caos e a desordem da nossa sociedade.
Outra situação muito ainda observada com a discussão em sala é como a mídia vem ditando as regras e as formas de comportamento na nossa sociedade. A TV, as propagandas, o cinema, a internet, entre outros meios de comunicação são os maiores veículos que conduzem a massa popular ao consumismo e a aceitação de valores ditando o que esta massa deve fazer, vestir e até mesmo como se comportar. Assim nos vem uma relfexão chave: Como se dá os processos da educação neste mundo contemporâneo e globalizado? Esta é uma questão que vamos nos dedicar, estudar e refletir bastante durante este semestre.

2 comentários:

Uendi disse...

Olá,tambem sou aluna da disciplina, passei para fazer uma rápida visitinha a seu blog.
Assim como vc tambem fico imaginando como os meios de comunicação vem ditando as regras do nosso mundo, e como fica a educação ante tudo isso,tendo em vista que essa deveria formar os nossos futuros cidadãos. Pelo que venho percebendo este fato ñ vem acontecendo. Nossas crianças e jovens tem suas consciência formada pelos ideais ditado pelos meios de comunicação em massa(infelizmente).

Bonilla disse...

Aline,
vc considera caos e desordem como fatores negativos? Na teoria da complexidade caos e desordem são fundamentais para a emergência do novo, para a criatividade, para a transformação do instituído.
Evidentemente, no senso comum, eles são tomados como negativos, mas precisamos ir além do senso comum e perceber os fundamentos teóricos dessas categorias. Procure ler Morin para aprofundar mais essas questões.
Um abraço