quarta-feira, 9 de maio de 2007

Cibercultura e seus conceitos

A reflexão que faço hoje diz respeito aos conceitos em volta da cibercultura. Apesar de parecerem distantes estes conceitos estão mais próximos de nós do que imaginamos. Estes conceitos se completam um dando sentido ao outro em um processo que no final se utilizados de maneira adequada, de maneira que vise à autonomia do indivíduo negando o sistema hegemônico capitalista vigente, pode contribuir para a transformação da realidade em que estamos inseridos. Digo mais, na medida em que compreendemos estes conceitos podemos também contribuir de uma maneira mais efetiva, sobretudo na educação sistematizada numa atitude de negação da escola enquanto aparelho ideológico a serviço das classes dominantes.
Sendo assim, a rede que é o princípio de todos os demais conceitos, ou seja, sem a rede não existiria os outros conceitos, ela é não linear, não segue uma estrutura, ela está articulada em pontos diferentes – policentrico, ou seja, são vários centros não existindo um único ponto centralizado, desta forma, se de alguma maneira um destes pontos por qualquer motivo se danificar o restante da rede não sofre alterações continua funcionando normalmente.
A rede é um espaço rizomático que não segue pontos lineares podendo se regenerar a partir e pequenos pontos. Dentro da rede temos o ciberespaço, também podemos chamar de espaço virtual que é um ambiente que reúne pessoas informações, rede, conexão, equipamentos, protocolos, software, satélites, cabos e etc. cada um destes elementos é importante para a formação do espaço virtual. Daí nasce a cibercultura que também podemos chamar de cultura virtual. A cultura virtual apresenta novas formas de se comunicar e de fazer as coisas o que queremos dizer aqui é que a cibercultura é um modo diferente de fazer as coisas da forma tradicional que fazíamos antes, antes enviávamos uma carta apenas pelo correio, hoje temos como nos corresponder pelo correio eletrônico, antes as empresas precisavam de grandes espaços para desenvolver a sua produção, hoje uma pessoa no Japão pode controlar uma fábrica em Dias D’avila na Bahia. Hoje podemos escolher em pagar uma conta no banco ou pela internet. Acontece é que a cibercultura nos permite fazer as coisas de maneira diferente da maneira presencial a qual estamos acostumados a fazer, depende muito da nossa necessidade. Daí também surge o conceito de cibercidades a cidade virtual onde sua organização voltada para o atendimento das pesso. Serviços públicos para atender tendo todas as instituições que irão gerir este espaço de maneira virtual. Uma declaração de IR, marcar consulta médica. os governos tem seus serviços virtuais que estão da cibercidade, ou seja, não dependemos só dos espaços físicos, não precisamos mais ir a estes lugares presencialmente. Os textos que antes líamos de maneira tradicional, seqüencial podem ser chamados ou serem transformados em hipertextos. Os hipertextos são hoje formados por uma cadeia organizada que nos textos conforme o ordenamento das nossas idéias, dos nossos pensamentos pode navegar numa leitura dinâmica de construção e reconstrução de textos na medida em que fazemos a leitura. Com isso acabei de fazer este hipertexto, para que os nossos leitores possam traçar sua própria tragetória sendo também um autor de sua leitura.

Nenhum comentário: