quarta-feira, 27 de junho de 2007

Internet e Educação

Nos dias de hoje é preciso pensar na educação sem descartar a internet como uma das mais importantes ferramentas, principalmente quando falamos em pesquisa e busca por informação e conhecimento. Hoje podemos dizer que a internet é um dos meios mais interessantes e rápido na busca por informações. A questão é que a escola não vem utilizando a internet como deveria. Muitas escolas dispõe de computadores em laboratórios de informática, mas, só vem sendo utilizada para fazer pesquisa para realização de trabalhos solicitados pelos professores ou para ensinar as crianças a utilizarem software proprietário, não havendo maiores conectividades com a produção de conhecimentos ou atividades em que os alunos se sintam verdadeiramente autores de todo o processo, ou ainda que os auxiliem na resolução de problemas através da internet na vida pessoal e na vida profissional.
Para Bernie Dodge Inventor do conceito de WebQuest não é mais possível pensar em aprendizado sem o auxílio da rede. WebQuest, é definido pelo como uma metodologia que objetiva desenvolver em crianças e adolescentes a capacidade de entender o mundo a partir de informações disponíveis na internet fazendo um bom uso da ferramenta. Bernie diz “WebQuest visa a desenvolver nos alunos a habilidade de, com ajuda da internet pensar com refinamento”.

Referências:
NICOLAU, Eduardo. Educação sem internet? Só no monastério. Assessado em: 27/06/07.Disponível em: http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=3817

Nenhum comentário: