terça-feira, 26 de junho de 2007

TV e Vídeo e Educação

Sabemos que a TV e o vídeo tem características que apuram a percepção visual e auditiva com imagens, sons e textos, este são alguns dos motivos que tornam as imagens televisivas atraentes e significantes para a vida das pessoas.
Também sabemos que a TV é um dos veículos de comunicação que atinge quase toda a população do nosso Brasil. Com isso começamos a observar que a TV e o vídeo vem sendo tratado na escola como um mero recurso didático e utilizados por professores despreparados que não conseguem articular o audiovisual ao processo pedagógico. Estes são dois problemas que detectamos de cara quando fazemos o linck entre TV, vídeo e educação.
No entanto sabemos que educar para a televisão não é uma tarefa fácil, mas, que para dar certo deve ser incorporada na escola pelos professores, alunos e comunidade escolar. Educar para a TV também remete introduzir nas escolas um processo de aprendizagem das leituras das linguagens audiovisuais existentes. Nos remetemos então a uma aprendizagem voltada para a análise critica de comerciais, programas de auditório, filmes, telejornais, novelas, programas de humor , entre outros. A compreensão da linguagem audiovisual é um dos pontos fortes para a introdução da TV e do vídeo como intrumentos inerentes ao processo pedagógicos, desta forma, devemos entender como esta linguagem é produzida, escrita, e editada.
Hoje acreditamos que a melhor maneira de introduzir este veículo de comunicação que é a TV na escola é fazer dos alunos produtores desta linguagem. Eles como autores de seus próprios videos, isto com certeza garante uma aprendizagem com maior significado para os alunos, para os professores e para toda a comunidade escolar.

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